Marimba



Marimba de Bambu



A Marimba é um Instrumento de percussão melódica, pertencente à classe dos idiofones. Foi um dos primeiros instrumentos melódicos conhecidos. Consiste em várias lâminas (teclas) de diferentes tamanhos, colocadas paralelamente, podendo conter uma ou mais caixas de ressonância. É tocada com baquetas. Tanto as teclas quanto a caixa podem ser feitas de madeira, bambu, vidro, cerâmica, metais, PVC ou outros materiais. A afinação é feita lixando a parte de baixo da tecla e/ou cortando sua extremidade. A disposição das notas segue atualmente o padrão do teclado do piano e os modelos mais encontrados apresentam as escalas cromática (com todas as 12 notas da escala ocidental), diatônica (com 8 ou 9 notas) ou pentatônica (5 ou 6 notas). A extensão da escala varia muito de acordo com o construtor.

Modelos muito antigos são originários no continente Africano. O aso ou doso, do benim, é, provavelmente, o maior membro da família. Suas teclas podem ter 1,80m e sua caixa de ressonância é um buraco cavado no chão. É tocado em cerimônias de vudu, com o intuito de cativar as divindades para a dança.



A variação do material utilizado (principalmente nas teclas) e o formato em que o teclado e a caixa de ressonância são dispostos geram uma gama de nomes tão variada que fica difícil uma classificação precisa. No caso do instrumento apresentado aqui optamos pelo nome Marimba, pela forma de realizar a afinação das notas e por ser uma maneira de chamá-lo no continente de origem (do modelo que estudamos). Outros materiais geram nomes como:



Xilofone - O radical xilo significa madeira e fone significa som, portanto som da madeira;

Litofone – As teclas são feitas de pedra;

Metalofone – As teclas são feitas de metal, podendo ser inclusive tubos amarrados;

Lira-de-fanfarra – metalofone utilizado em bandas marciais. Possui uma armação que se encaixa em um cinto que o músico veste para poder tocar em movimento.



Vibrafone – As teclas são de metal. Diferencia-se por pequenos ventiladores acoplados abaixo da tecla, que auxiliam na vibração e prolongamento do som;

Marimba-de-vidro - Modelos feitos com teclas de vidro;


Marimba-de-cerâmica - Para os que têm teclas feitas com pedaços de piso.

Balafon - É um membro bem peculiar desta família, pois possui diversas cabaças como caixa de ressonância.