Modelos muito antigos são originários no continente Africano. O aso ou doso, do benim, é, provavelmente, o maior membro da família. Suas teclas podem ter 1,80m e sua caixa de ressonância é um buraco cavado no chão. É tocado em cerimônias de vudu, com o intuito de cativar as divindades para a dança.
A variação do material utilizado (principalmente nas teclas) e o formato em que o teclado e a caixa de ressonância são dispostos geram uma gama de nomes tão variada que fica difícil uma classificação precisa. No caso do instrumento apresentado aqui optamos pelo nome Marimba, pela forma de realizar a afinação das notas e por ser uma maneira de chamá-lo no continente de origem (do modelo que estudamos). Outros materiais geram nomes como:
Litofone – As teclas são feitas de pedra;
Metalofone – As teclas são feitas de metal, podendo ser inclusive tubos amarrados;
Lira-de-fanfarra – metalofone utilizado em bandas marciais. Possui uma armação que se encaixa em um cinto que o músico veste para poder tocar em movimento.
Vibrafone – As teclas são de metal. Diferencia-se por pequenos ventiladores acoplados abaixo da tecla, que auxiliam na vibração e prolongamento do som;
Marimba-de-cerâmica - Para os que têm teclas feitas com pedaços de piso.
Balafon - É um membro bem peculiar desta família, pois possui diversas cabaças como caixa de ressonância.